FANDOM

As pessoas geralmente não são racionais politicamente

Veja irracionalidade política.

A orientação política é fortemente influenciada por fatores de posição social

Os julgamentos e orientações políticas individuais são frequentemente determinados por fatores de sua posição na sociedade, como orientação política dos pais, profissão e renda, mais do que por análises críticas de que cenário social é mais desejável.

O julgamento intuitivo é frequentemente enviesado e enganador

Nosso julgamento intuitivo é sujeito a uma vieses cognitivos, efeitos emocionais, efeitos circunstanciais irrelevantes e erros que podem ser parcialmente contornados com uma análise mais ponderada.

Tendemos a preferir e buscar informações e opções que concordem com nossas posições

Há uma tendência psicológica de se procurar e preferir seletivamente informações que confirmem as próprias opiniões, e desprezar evidências e argumentos contrários. Muitos indivíduos sequer sabem ou entendem porque posições contrárias as suas são defendidas, as conhecem ou foram expostos a suas ideias.

Argumentos morais e/ou práticos

Justificação

Ser racional implica em tomar uma decisão baseada em justificativas racionais, o que possibilita justificar e argumentar socialmente sua decisão, e criticar e melhorar razões e decisões.

Efetividade

Racionalidade implica em uma conduta mais eficaz e baseada em evidências, é portanto uma maneira efetiva de se buscar quaisquer que sejam os valores e interesses políticos que se valorize.

Responsabilidade

Decisões políticas tipicamente tem o potencial de ter consequências sobre a vida de muitas pessoas, tomar decisões mal raciocinadas pode prejudicar significativamente a vida dessas pessoas por um motivo frívolo.

Veja também